quarta-feira, 6 de março de 2013

O Povo da Beira!!

Conversa de um "doentinho" para mim.... depois de muita conversa, descubro que é de Viseu....e ele diz..." Peço desculpa mas tenho que lhe contar só mais uma historia, a algum tempo, o meu irmão foi as 11 horas da noite para as urgencias do hospital de Viseu, aflito, sim porque ele ja tem 70anos, mas ainda exerce advocacia, e, como eu não estou a viver em Viseu a muitos anos, vivo em Santarém depois de andar pelo pais quase todo, como sou magistrado, ia para onde me mandavam.... mas continuando.... telefonei aflito e preocupado para um colega de liceu, que já não via a 18anos, para ele dar uma vista de olhos ao meu irmão já que era medico, como ele não se encontrava na cidade, fez questão de telefonar ao irmão, medico também, para ele ver se podia fazer alguma coisa...... conclusão, o homem que não me conhecia de lado nenhum, levantou-se de boa vontade da cama as 11h da noite, para ir ajudar o meu irmão que também não conhecia!!! Diga lá se isto acontece em mais algum lado do país?! Os beirões, são mesmo assim!!! LOL
E olhe que eu conheço bem as varias regiões do país!!"
É uma verdade, o pessoal da beira é mesmo assim, mas nem nos damos conta do facto se não sairmos da nossa zona! Para nós é normal ajudarmos o próximo se pudermos, porque fomos criados a vermos todos os dias as pessoas a ajudarem-se umas as outras!! Os meus pais sempre o fizeram, por isso nada mais normal! Só me apercebi que não era assim tão normal quando sai de Viseu e fui estudar para Coimbra, já para não falar em Lisboa! Não estou a dizer mal de ninguém, tem mesmo a ver com o facto da maneira como somos criados.
Aliás em Lisboa, quando ajudamos ou oferecemos ajuda de algum tipo, eu sinto mesmo muitas vezes, que as pessoas ficam a olhar para mim, inicialmente, com aquele olhar......" hummm estas me a ajudar porque?".... de desconfiança, como eu estivesse a ajudar para pedir alguma coisa em troca! Engraçado, aqui em Lisboa, muitas vezes mesmo, eu é que me sinto estranha em ajudar o próximo ou oferecer ajuda..... lol.... estranho não é?!
Aliás, para mim viver é mesmo isso.... é mesmo assim.... nem lhe chamo de ajuda.... e a verdade é que espero não mudar!
E também não estou a dizer que somos melhores ou piores que os outros, todas as regiões tem as qualidades!! Não é berdade!!!

Sem comentários: