terça-feira, 8 de maio de 2012

Coimbra

Saudosismo e Coimbra...... absolutamente tudo em concordância!!! Deve ser da chuva e da época.... queima das fitas...
Esta era a semana porque todos esperávamos!!! Isto não quer dizer, "of corse yes"..como diz uma amiga...lol... que no resto do ano não tínhamos as nossas borgas e noitadas, mas era a SEMANA das borgas e noitadas!!
Tudo começava com a serenata, aliás, o unico dia do ano em que o fado de Coimbra consegue juntar tanto publico, independentemente se esta ou não a ouvir! A verdade é que as pessoas se chateavam ligeiramente quando os "bem dispostos" não deixavam ouvir como deve ser, aquilo era quase um ritual para se entrar com o pé direito na queima! O ambiente é mitico, muitas escadas.... mesmo muitas escadas...lol... e mesmo lá em cima, a sé velha com os fadistas a tocar fado nas escadas, noite e normalmente nevoeiro.... com alguma sorte, sem chuva, muitas pessoas juntas...ao ponto de se quiseres dormires em pé... a  ouvir silenciosamente fado!! Vale a pena para quem nunca foi!
Nem todos aguentavam até ao fim, os bares e tascas são uma grande tentação, com o calor de tanta gente juntinha! LOL
Apartir daqui, os horários invertem-se, dorme-se de dia e a alvorada é pela tardinha, para mais uma noite de concertos, tasquinhas, dança, tasquinhas, conversa, tasquinhas, algumas coisas mais...... e tasquinhas!!
Mas o ultimo ano, o ano dos finalistas é o melhor, julgamo-nos mesmo uns senhores doutores, que chegamos a algum lado, não muito definido mas a algum lado. Todas as pessoas nos dão os parabéns e nos desejam felicidades.... todos os turistas querem tirar fotografias connosco, e até os velhotes de Coimbra que tentam ignorar os estudantes o ano inteiro, conseguem ter um sorriso afável... mas só para quem usa cartola!!!
Saudades de ir de manha, depois de uma noite muito cansativa, tirar os sapatos e encostada a alguem, muitas vezes sem saber exactamente a quem (tentem compreender...final de noite, alcool e muito sono!) , subir o "quebra costas" até as cantinas para tomar o pequeno almoço, que nos sabia maravilhosamente bem!!
O único dia que nos levantamos mais cedo nessa semana.... o dia do desfile!!! Almoço com os papás todos...ultimo ano.... depois desfile e mais uma vez... Quim Barreiros, o padrinho da queima de Coimbra!! Não sei é se nessa noite me lembro muito bem dele, a dança das bengalas foi muito importante!!! LOL
Confesso.... chorei nesse dia!! Choramos todos agarrados uns aos outros!! Lembro-me que quando chegamos a casa nessa manha, andamos a tirar fotos para não nos esquecermos da figura triste em que estávamos..
E finalmente depois da queima, veio o famoso álbum de fotos da ultima queima em Coimbra com todos os comentários possíveis!!

Sem comentários: