quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Expressão facial....


Todos os dias olhamos e aprendemos a conhecer as pessoas atraves das suas expressões faciais e "Tiques" muito caracteristicos que todos temos, princialmente quando estamos mais nervosos! Quantas vezes nem sequer é necessário nos responderem porque já sabemos o que é que se vai naquela cabecinha!!! LOL

Claro que existem pessoas muito mais expressivas que outras, que é o meu caso, o que não é exactamente bom, quando me começam a conhecer, eu ja não posso nem levantar a sobrancelha que o pessoal já se está a rir e a perguntar o que é que se passa?!! LOL.... Já para não falar nos famosos "tiques" de quando estou nervosa..... mas esses eu não conto!! LOL

Continuando, encontrei umas coisas sobre o assunto muito giras e vou colocar alguma coisa aqui.

Sobre a face:

"... face é um núcleo convergente e aglutinador de pequenas janelas entrosadas que comunicam incessantemente entre si e com o mundo em redor. A testa, as sobrancelhas, os olhos, o nariz, as maçãs do rosto, a boca e o queixo compõem este núcleo facial. Apesar de a expressão afectiva do ser humano não se manifestar exclusivamente através da face, Ekman (1965) constatou que "somente a face era capaz de qualificar uma emoção como agradável ou não; o resto do corpo limitava-se a dar uma informação sobre a intensidade do afecto"(cit. in Corraze, 1982, p. 75). "


Sobre os Olhos:

..."Os olhos falam tanto como a língua, com a vantagem de que a linguagem dos olhos não precisa de dicionário para ser compreendida em todas as partes do mundo"
(Emerson, cit. in Nierenberg & Calero, 2001, p. 28)."



Como dizia Bocage.... LOL....:


Eu antes quero
Muda expressão;
Os lábios mentem,
Os olhos não.
(Bocage, Odes Anacreonticas, 1875)




Sem comentários: